Requalificação das edificações "Casa Paterna" e "Capela Nossa Senhora do Rosário", na Comunidade dos Arturos, em Contagem, MG
Sobre o Bem
Preservar a cultura e identidade tradicional afrodescendente. É o que fazem os descendentes de Artur Camilo Silvério e Carmelinda Maria da Silva, ex-escravizados. São eles que compõem a Comunidade Quilombola dos Arturos, localizada no centro urbano de Contagem-MG. Apesar da vocação para a promoção da ancestralidade africana e seu patrimônio cultural identitário, acautelado como patrimônio imaterial pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha/MG), há uma demanda urgente na sua estabilização estrutural e recuperação de coberturas dos bens.
A Casa Paterna e a Capela de Nossa Senhora do Rosário, espaços que abrigam ações coletivas e culturais na Comunidade dos Arturos, como A Festa do Rosário e a Festa da Abolição, irão receber obras de requalificação arquitetônica. A ideia é sanar problemas de diversas ordens: estruturais, infraestruturais, espaciais e também em seus elementos primários e secundários. Busca-se ainda acessibilidade e conforto, com a implementação de melhorias palpáveis à comunidade local e, por conseguinte, aos visitantes.
Fonte: Plataforma Semente.
Termo de Compromisso
A Requalificação das edificações "Casa Paterna" e "Capela Nossa Senhora do Rosário", na Comunidade dos Arturos, em Contagem, MG, faz parte do Programa Minas Para Sempre e foi contemplado através de TERMO DE COMPROMISSO celebrado em 09 de fevereiro de 2024, entre o Ministério Público do Estado de Minas Gerais, com interveniência do Centro Mineiro de Alianças Intersetoriais - CeMAIS, e Joaquim Artes e Ofícios, em cumprimento do parágrafo segundo da Cláusula Segunda do Termo de Compromisso celebrado no IC nº 0027.23.000877-6.
Objetivo
As obras de requalificação arquitetônica das edificações conhecidas como Casa Paterna e Capela de Nossa Senhora do Rosário, localizadas na Comunidade Quilombola dos Arturos, em Contagem, MG. Objetiva-se sanar problemas existentes, que são de diversas ordens: estruturais, infraestruturais, em seus elementos primários e secundários, além de espaciais. Deverão ser, portanto, reabilitadas as referidas edificações, com tratamento de patologias que aumentarão seu desempenho no que diz respeito à usabilidade visando, ainda, conforto e acessibilidade, com a implementação de melhorias palpáveis à comunidade local, principalmente, e aos visitantes, por conseguinte.
Atividades
Análise e Compatibilização de Projetos
Análise e
recuperação de instalações elétricas
Capacitação de Mão de Obra - Normas de Segurança
Higienização e inventário de bens móveis e integrados
Revisão e Recuperação das Estrutura
Recuperação de revestimentos e esquadrias
Análise
estrutural
Recuperação de instalações hidrossanitárias e de drenagem
Pinturas internas
e externas
Linha do Tempo
Registros Imagéticos - Audiovisuais
Registro feito em 24 de fevereiro de 2024, com o uso de drone, para apontamentos e mensuração do estado do bem, no período anterior às atividades de restauro.