top of page
Foto 05 - Travessa São Benedito.jpeg

Capacitação técnica e execução de muro na Travessa Santo Antônio e São Bento, Itabirito - Primeira Etapa

Sobre o a Técnica 

A técnica de alvenaria em pedra seca, que é uma das características distintivas da paisagem das cidades coloniais de Minas Gerais, adquiriu formas singulares no estado, sendo reconhecida internacionalmente por sua aplicação em construções e decorações. No entanto, essa técnica tem se tornado cada vez mais rara, afetando lugares como Itabirito, onde o centro histórico abriga elementos significativos dessa alvenaria em pedra.

 

Essa técnica é caracterizada pela habilidade dos artesãos em selecionar e posicionar as pedras de maneira a garantir a estabilidade e a durabilidade das estruturas. Comumente utilizada em muros, cercas e edificações, a alvenaria em pedra seca é valorizada por sua estética rústica e pela harmonia que cria com o ambiente natural. Além disso, essa técnica é sustentável, pois utiliza materiais locais e minimiza o impacto ambiental.

As construções em pedra seca não apenas servem a funções práticas, mas também são apreciadas por sua beleza e por sua capacidade de contar histórias sobre o passado. A valorização e a proteção das estruturas de pedra seca são essenciais para manter viva a identidade cultural das cidades mineiras.

Termo de Compromisso

A Capacitação técnica e execução de muro na Travessa Santo Antônio e São Bento, Itabirito, faz  parte do Programa Minas Para Sempre e foi contemplado através de TERMO DE COMPROMISSO celebrado em 15 de outubro de 2024, entre o Ministério Público do Estado de Minas Gerais, com interveniência do Centro Mineiro de Alianças Intersetoriais - CeMAIS, e Joaquim Artes e Ofícios, em cumprimento à cláusula 4 do Termo de Compromisso celebrado nos autos da Ação Civil pública nº 5055004-90.2021.8.13.0024.

Foto 04 - Travessa São Benedito.jpeg

Objetivo

a produção dos projetos preliminares para o refazimento do muro e escadaria de “pedra seca”, localizados ao fundo da Igreja Matriz Nossa Senhora da Boa Viagem, no centro histórico tombado do município de Itabirito. O referido bem hoje se encontra em terreno desestabilizado e em ruinas de uma estrutura de concreto. A recuperação do muro, de aproximadamente 60 metros lineares, se dará após essa primeira etapa de projeto que consiste na investigação e documentação adequada sobre o local (incluindo projetos básicos e executivos e suas respectivas planilhas orçamentárias). Contará também com a construção de um curso de capacitação gratuita em alvenaria de “pedra seca”, para comunidade local vulnerável, promovendo popularização e difusão das técnicas, educação patrimonial e o resgate do ofício na região

Atividades

Image by Aleksander Stypczynski

pesquisas Arqueológicas

Um engenheiro está a planear

Laudo
Estrutural

Foto 04 - Travessa São Benedito.jpeg

Laudo de
sondagem do solo

Image by Paul Zoetemeijer

Laudo morfológico das rochas

Engenheiro agrimensor

Levantamento Topográfico

arquiteto

Pesquisa historiográfica

Linha do Tempo

Image by ThisisEngineering RAEng

Parceria

Logos - Muro da Travessa em Itabirito.png
bottom of page