Restauração da Igreja Matriz de São Bartolomeu - Ouro Preto
Terceira Etapa
Sobre o Bem
A povoação de São Bartolomeu remonta aos primeiros anos do século XVIII, sendo sua igreja matriz uma das mais antigas de Minas. O partido arquitetônico filia-se ao das matrizes mineiras da primeira metade do século XVIII, composto por planta em retângulo compacto formado pela nave, capela-mor, sacristia, corredores laterais à capela-mor. A capela lateral e os dois cômodos a ela ligados não integram o corpo retangular da igreja e, sugerem tratar-se de construção posterior. Apresenta torres de seção quadrada e coro acima da nave.
Internamente, verificam-se os revestimentos e acabamentos característicos da época de construção como piso em campas, tabuado corrido, tijolos de barro e forros de madeira ora abobadados, ora planos. Quanto à ornamentação, a igreja conserva rico conjunto de talha constituído pelos quatro retábulos e pinturas de boa qualidade técnica no forro da nave e da capela-mor.
Sua construção caracteriza-se pela utilização de dois sistemas construtivos distintos. Assim, a edificação apresenta estrutura autônoma de madeira com vedações de adobe e ainda alvenaria de pedra nos corredores laterais e na sacristia, o que parece indicar etapas distintas de construção ou mesmo a reconstrução ou ampliação do edifício original
Fonte: IEPHA – Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico / MG
Termo de Compromisso
A Restauração da Igreja Matriz de São Bartolomeu em Ouro Preto / MG, faz parte do Programa Minas Para Sempre e foi contemplado através de TERMO DE COMPROMISSO celebrado em 09 de fevereiro de 2024, entre o Ministério Público do Estado de Minas Gerais, com interveniência do Centro Mineiro de Alianças Intersetoriais - CeMAIS, e Joaquim Artes e Ofícios, em cumprimento do parágrafo segundo da Cláusula Segunda do Termo de Compromisso celebrado no IC nº 0027.23.000877-6.
Objetivo - Etapas
A proposta tem como objeto as obras emergenciais de restauração arquitetônica da Igreja Matriz de São Bartolomeu, uma das mais antigas de Minas Gerais, situada no Distrito de São Bartolomeu, em Ouro Preto.
Nesta segunda etapa, A proposta visa garantir a fruição, funcionalidade e acessibilidade do patrimônio cultural mineiro através da conclusão do restauro arquitetônico e estrutural, além da implementação de seu agenciamento externo.
A Matriz constitui eminente local de oração e reunião para os moradores da comunidade, de maioria católica. Joaquim Artes e Ofícios, ante o precário estado da edificação, buscou entendimentos entre os intervenientes: IPHAN-MG, Comunidade de São Bartolomeu, COMPATRI e Igreja Católica e CeMais - Centro Mineiro de Alianças Intersetoriais visando a recuperação deste importante exemplar do barroco mineiro.
Linha do Tempo
Atividades - Terceira Etapa
Restauração e Conservação dos Bens Artísticos Integrados da Nave
Atividades - Segunda Etapa
Atualização de diagnóstico e mapeamento de danos
Recuperação
de peças
existentes
Implantação de acessos a PCD e sinalização
Instalação do conjunto de luminárias
Instalação e implantação de sistemas de
vigilância
Instalação dos equipamentos de sonorização
Requalificação
do coreto
Atividades - Primeira Etapa
Uso de Técnicas Tradicionais de Preservação e Restauração
Registros Imagéticos - Audiovisuais
Apoio e